OBRA 11   • Lagoa para Tratamento de Efluentes Industriais.

DESCRIÇÃO DA OBRA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

A empresa em questão é líder mundial em soluções e processos de tratamento de água, efluentes e sistemas de processamento.   A Unidade de Negócio desta empresa trabalha em todas as áreas do setor de geração de energia – biogás, combustíveis alternativos, carvão, petróleo, gás natural e energia nuclear - incluindo fontes renováveis, como eólica e solar, ela também produz equipamentos de Osmose Reversa que fabrica produtos químicos para as mais diversas indústrias do país. Alguns dos produtos oferecidos por essa divisão são: equipamentos de separação, membranas e tecnologias de filtração, soluções de monitoramento, especialidades químicas e frotas móveis de tratamento de água.

SOLUÇÕES
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Devido aos efluentes gerados na fabricação dessas tecnologias, surgiu a necessidade da construção de lagoas para tratamento desses resíduos líquidos que não podem entrar em contato com o meio ambiente/solo.
Para o revestimento/impermeabilização das lagoas foi utilizada Geomembrana de PEAD de 2,0 mm em camada dupla .
 A empresa  optou pelo revestimento dessa lagoa utilizando-se camada dupla de Geomembrana de PEAD, com a finalidade de permitir a instalação de um sistema simples de detecção de eventuais vazamentos, com a colocação de um tubo de PVC rígido servindo como guia, e atingindo a parte mais funda da lagoa, permitindo a introdução de um sensor detector de líquidos.

A ancoragem da Geomembrana de camada dupla foi feita na borda posterior ao guarda corpo. Para auxiliar na dispersão dos produtos químicos utilizados no tratamento dos efluentes, foi colocado um aerador.

RESULTADO
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Esse tipo de revestimento, com Geomembrana de PEAD é tradicionalmente muito utilizado em empresas químicas, petroquímicas, etc, e atende perfeitamente os requisitos da agência fiscalizadora (Cetesb), para a não contaminação do meio ambiente.

PRODUTO: Geomembranas de PEAD 2,00 mm de espessura

APLICAÇÃO: Revestimentos de lagoas com geomembrana de PEAD

LOCAL: Sorocaba - SP

DATA: Fevereiro de 2014

GALERIA DE FOTOS
- clique para ampliar -




- Empresas integrantes -

Bidim | Braskem | Cipatex | Duci
             
Fabritech | Huesker | Maccaferri | Ober
             
Roma | Sansuy | Santa Fé