28 e 29 de maio
de 2014

 

 

no Instituto de Engenharia
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120
Vila Mariana - São Paulo/SP
programação

« Organização »

logo ctg abint

« Patrocínio »

Braskem

Sobre o Curso
O crescimento dos geossintéticos nos últimos anos vem despertando a atenção da engenharia. Porém, este rápido crescimento encontra como desafio a capacitação em novas tecnologias, impedindo muitas vezes a correta utilização desta família de produtos. Dentre as áreas que apresentam maior utilização de geossintéticos, estão os projetos de Aterros Sanitários e Mineração.

Em um projeto de um aterro de disposição de resíduos ou confinamento de rejeitos, diversos elementos básicos devem ser considerados, podendo-se citar: drenagem de nascentes, impermeabilização da fundação, células de resíduos cobertas diariamente para a redução de vetores, drenagem de chorume e gases, e cobertura final do aterro.

Em todos estes elementos, materiais convencionais, como por exemplo, argila, areia e brita, foram sempre utilizados com bastante frequência. No entanto, o uso destes materiais está cada vez mais limitado, devido à dificuldade de exploração de novas jazidas, altas distâncias de transporte, alto custo dos materiais granulares, dificuldade de trabalho em épocas com alta pluviosidade, dentre outros.

O desenvolvimento dos materiais geossintéticos ocorrido nas últimas décadas veio a sanar as dificuldades relativas à utilização desses materiais considerados convencionais, permitindo aproveitar ao máximo as vantagens destes produtos.

Para aprimorar esse conhecimento, nos dias 28 e 29 de maio de 2014, será realizado o 2º Curso Internacional CTG-ABINT – Projetos de Obras Ambientais com Geossintéticos, no Edifício Odebrecht, na cidade de São Paulo, com o objetivo principal de fomentar a boa técnica de aplicação dos geossintéticos.

O Curso, organizado pelo CTG-ABINT e com o patrocínio da BRASKEM, traz como palestrantes engenheiros Richard Thiel, Presidente da  empresa Thiel Engineering, Inc., localizada em Oregon/CA (EUA) e Sam Allen, Vice-Presidente do TRI (Texas Research International), localizado em Austin/TX (EUA).

O CTG é formado por empresas fabricantes de geossintéticos no Brasil associadas à ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos). Dentro do grupo estão as maiores empresas produtoras nacionais, utilizando diversos polímeros como PP, PET, PVC, PVA e PEAD. As empresas que atualmente compõe o CTG são: Bidim, Braskem, Cipatex, Huesker, Maccaferri, Ober, Santa Fé, Sansuy e Roma.

« Empresas integrantes do CTG »

bidim
cipatex
Maccaferri
Roma
logo santha fe
Braskem Huesker logo ober Sansuy
       
       

 

« Entidades Apoiadoras »

logo ABLP
abge

« Mídias Apoiadoras »